(64) 3431-9198

Caixa Separadora de Água e Óleo

Caixa Separadora de Água e Óleo

::Função
Tem a função de coletar efluentes oleosos, tratar os resíduos oleosos livres, sólidos flutuantes e sedimentáveis; e destinar os efluentes para e rede coletora, corpo receptor ou para compartilhamento de contenção para posterior destinação, em conformidade com a legislação pertinente.


::Aspectos construtivos
O efluente oleoso é oriundo das operações comumente realizadas em postos, tais como abastecimento de veículos, descarga de combustíveis, lavagem de veículos, troca de óleo e serviços gerais que possam contribuir com resíduos oleosos.
O sistema de drenagem oleosa é constituído dos seguintes componentes:
>A captação e condução: devem ser feitas através de canaletas e/ou dutos.
>A retenção seletiva: deve ser feita para sólidos grosseiros por meio de grelha, para separação da porção oleosa livre por meio de separação de água e óleo e para sedimentação de sólidos pesados através de caixa de areia ou no próprio SAO.
O efluente do sistema de drenagem oleosa deve atender, no mínimo, os padrões de lançamento estabelecidos pela legislação federal - Resolução CONAMA 357/2005. Neste caso, os parâmetros a serem considerados para postos de serviços são:
-Óleos e graxas: <=20mg/L
-Sólidos em suspensão: <=20mg/L
-Materiais sedimentáveis: <=1ml/L
Manutenção
Depois de instalada, a caixa separadora de água e óleo demandará manutenção periódica o que inclui a coleta do óleo retido em seu interior.
Como necessidade de gerenciamento ambiental, é essencial que o operador mantenha uma rotina de retirada do óleo.
A periodicidade desta coleta varia de acordo com a forma de operação de cada ambiente de captação, mas devemos lembrar que sempre que houver um derramamento de vulto, o efluente oleoso deverá ser imediatamente coletado.
Separador de água e óleo (SAO)
O SAO deve ser construído e ou instalado de forma a permitir a sua manutenção e ser específico ou projetado de forma que sejam atendidos os parâmetros a ser especificados ou projetados de forma que sejam atendidos pela legislação ambiental pertinente.