-->
  • Mistura de etanol à gasolina deve voltar a 25% em maio de 2013

    A porcentagem de etanol anidro adicionado à gasolina, atualmente em 20%, deve voltar a patamares de 2010, quando a mistura era de 25%. A afirmação partiu dos líderes do setor sucroenergético, que já prevêem uma safra melhor para a temporada 2013/2014, que começa oficialmente em abril de 2013. Outro fator que deve animar o Ministério das Minas e Energia a anunciar os 25% é a crescente produtividade dos canaviais nacionais, a primeira vez nas últimas cinco safras.

    O presidente interino da União das Indústrias de Cana-de-Açúcar, Antonio de Pádua Rodrigues, acredita que o ministério esteja esperando apenas o início da safra e as primeiras estimativas oficiais para anunciar a medida, o que deve ocorrer em meados de maio ou junho. "É uma questão de tempo, pouco tempo e irreversível", disse o executivo. "O governo vai primeiro sentir o cenário para assegurar que será possível voltar à mistura de 25% e nós, do setor, estamos certos de que a próxima safra vai dar subsídio para a decisão do governo", diz.

    Pádua diz que já nesta temporada, os investimentos feitos em canaviais, cerca de R$ 3,4 bilhões, já estão mostrando resultados positivos e que pelo menos 40% dos canaviais foram renovados. "A produtividade também voltou a crescer após cinco safras de declínio. Estamos apenas começando ver os resultados dos investimentos e, na próxima safra, teremos condições ainda melhores, se o clima ajudar", afirma. A expectativa é que a produtividade dos canaviais chegue perto das 80 toneladas de cana por hectare na próxima temporada. Atualmente, está em 74 toneladas por hectare.

    O consultor Plínio Nastari, da Datagro Consultoria, diz que a volta dos 25% de etanol anidro à gasolina vai mexer um tanto com o mix de produção, já que a demanda será de aproximadamente 2 bilhões de anidro, o que consumiria 24 a 25 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. A produção de etanol anidro na safra 2012/2013 está estimada em 8,30 bilhões de litros.

  • Você pode gostar disso