-->
  • Diesel S10 já representa 15 por cento do mercado

    O óleo diesel S10 já representa 15% do volume total de óleo diesel vendido no país. No primeiro trimestre deste ano, foram comercializados aproximadamente 1,9 bilhão de litros desse tipo de combustível. Somente em março, foram 692 milhões de litros.

    Disponível nos postos de abastecimento desde o dia 1º de janeiro de 2013, o óleo diesel S10 é ofertado em 17 polos de distribuição em todo o país, responsáveis pelo abastecimento de mais de 10 mil postos que comercializam o produto.

    Com oferta crescente, a expectativa é que, até o final deste ano, o volume mensal de óleo diesel S10 comercializado seja o dobro do observado no início de 2013, quando foram vendidos cerca de 613 milhões de litros por mês. A utilização desse tipo de combustível, aliada à evolução tecnológica dos novos veículos de ciclo diesel, colocará o Brasil em posição de destaque em termos de abastecimento de combustíveis e de exigências ambientais.

    Todos os postos de revenda que já comercializavam o óleo diesel S50 passaram a vender, a partir do primeiro dia de 2013, o diesel S10. Dessa forma, o consumidor não ficou privado de encontrar pontos de venda deste óleo diesel com teor de enxofre reduzido.

    Histórico

    As mudanças na composição de parte do óleo diesel consumido no país estão de acordo com as medidas previstas no Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve e atende à Resolução ANP nº 65, de 09/11/2012.

    A transição do óleo diesel S50 para o óleo diesel S10, com 10 partes por milhão (ppm) de enxofre, é uma medida que busca reduzir a emissão de poluentes, e assim diminuir seu impacto ambiental.

    Desde 2009, o óleo diesel S50 é comercializado no mercado de forma gradativa. A partir de 2012, esse combustível teve sua distribuição obrigatória em todas as regiões do Brasil.

    Ao longo do ano passado, todos os agentes econômicos que fazem parte da cadeia logística do setor atuaram de maneira integrada. O resultado desse trabalho foi a transição para o óleo diesel S10 sem problemas de abastecimento para o mercado consumidor.

    Fonte: Assessoria de Comunicação Social Ministério de Minas e Energia / ABIEPS
  • Você pode gostar disso